Assine a nossa newsletter

Cadastre o seu e-mail para receber notícias sobre a Centaurea e outros conteúdos exclusivos de logística.

    Blog Main Image

    7 maiores gargalos logísticos

    1) Falta de planejamento e gestão de frota

    A ausência de planejamento logístico é a típica situação que gera diversos gargalos para a empresa. Quando a gestão não é feita corretamente, geram-se situações que poderiam ser facilmente evitadas. Dentre os problemas logísticos mais comuns nesse sentido está o atraso de entregas, erros nos pedidos e, até mesmo, produtos com validades vencidas. Com um monitoramento de frota em tempo real é possível planejar as operações em campo e, se algo der errado, notificar clientes sobre atrasos, o que contribui para uma boa reputação e credibilidade do negócio.

    2) Rotas maiores do que o necessário

    Tomar uma decisão errada na hora de escolher o caminho traçado pode interferir em todas as coletas e entregas do dia, gerando um maior gasto de combustível, por exemplo. Em muitos casos, esse processo é feito de forma manual e, com isso, não é possível prever imprevistos da estrada ou ainda é deixado por conta do próprio motorista. Aliás, nesse último caso, se o motorista não conhecer muito bem a cidade, pode acabar circulando por vias sem infraestrutura adequada que ocasionam em danos no veículo ou, até mesmo, com altos índices de roubos e acidentes na estrada.

    3) Falta de gestão de estoque

    Como sabemos, a logística lida diretamente com prazos (e que geralmente são apertados) de entregas que devem ser cumpridos. Muitas vezes, a entrega de produtos incorretos que não são conferidos na saída do armazém ou ausência dos mesmos, pode comprometer o relacionamento com seu cliente. E ainda, gerar mais custos, pois uma nova entrega deverá ser feita para corrigir o problema. Portanto, é importante possuir processos bem organizados de gestão de estoque para que não ocorram atrasos e erros.

    4) Falhas nas entregas

    Há vários problemas logísticos que podem ocorrer durante as entregas: má acomodação dentro do veículo, limite de empilhamento ultrapassado, má conservação, entre outros.

    Todos esses problemas logísticos gerados pela entrega como amassados, riscos, furos e até mesmo furtos, causam prejuízos para a transportadora e podem diminuir sua credibilidade perante os clientes, fazendo com que a empresa arque com altas multas quando as mercadorias apresentam esses problemas ocorridos durante o transporte.

    5) Equipe desqualificada

    Lembre-se que são os recursos humanos que fazem a empresa andar, atingir metas e objetivos. E isso não é diferente no setor logístico. Quando a empresa investe em treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários, há a possibilidade de melhorar os processos e atividades. Dessa forma, a tendência é impactar positivamente na produtividade das equipes em campo e gerar bons resultados a longo prazo. Essa é uma forma de investir na sua própria empresa, assim como comprar um equipamento que vai ajudar a melhorar sua produtividade e até mesmo, reduzir seus custos operacionais. A grande diferença é que aqui você está investindo em pessoas.

    6) Problemas na área fiscal e/ou judicial

    É comum que os contratos com empresas de logística possuam diversas cláusulas que, em determinadas situações, obrigam o pagamento de multas. Uma das regras do setor é a exigência de monitoramento de frota e registro eletrônico do deslocamento de cada mercadoria. Isso faz com que as empresas logísticas sejam muito mais do que apenas transportadoras, mas também necessitem de um acompanhamento mais rigoroso em seus processos.

    7) Processos manuais

    Se o seu negócio não tem informações sobre localização de carga ou o número exato de entregas que foram/serão feitas, já está na sua frente um gargalo logístico. Acontece que em muitas empresas ainda é comum utilizar formas manuais de acompanhamento da operação – seja por meio do famoso “caderninho” ou de uma planilha do excel para registrar os dados.

    Dessas duas maneiras há um grande problema: a dependência de que uma pessoa escreva ou digite as informações corretas. Outro processo manual que pode ser um gargalo logístico é a roteirização, que, dependendo como são feitas e por não considerarem questões como o que está acontecendo na hora, podem atrasar entregas, fazer o motorista percorrer mais quilômetros e aumentar os custos com combustível. Por isso, invista em aplicativos para diminuir custos e aumentar a produtividade!

    Precisa de ajuda para aliviar esses gargalos? Conte com a gente. (11) 99704-1134 / teucomex@teu.email